quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Quixeramobim, Ceará, estamos chegando...

Ator mineiro encena Guimarães Rosa 

O Seminário Patrimônio e Desenvolvimento, que será realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em Quixeramobim, vai permitir um intercâmbio cultural entre a terra de Antônio Conselheiro, líder político e religioso de Canudos, e Cordisburgo, berço de um dos maiores escritores brasileiros, Guimarães Rosa. O ator mineiro José Maria Gonçalves apresenta uma performance teatral na noite de quinta-feira (11), no Hotel Veredas do Sertão e participa, na sexta-feira (12), da Mesa de Debates Experiências Sociais no Campo Patrimônio. José Maria é um dos fundados do Grupo de Teatro Caminhos do Serão, de Cordisburgo, que encena contos de Guimarães Rosa.

O Grupo surgiu em 1998 com o propósito de mostrar ao público os lugares reais dentro de Cordisburgo descritos na obra do escritor Guimarães Rosa. “No princípio, líamos os trechos para uns poucos acompanhantes. Era uma caminhada urbana. Depois passamos a mostrar os lugares citados na literatura também nos arredores da cidade. Aí já estávamos narrando. Depois, evoluímos para encenar alguns contos, o que fazemos até hoje”, explica José Maria. Atualmente, o grupo é composto por seis atores/narradores, um violeiro que canta temas alusivos ao texto que será narrado ou encenado e um especialista na obra que explica os textos.

Na Semana Roseana, evento acontece todo mês de julho, em Cordisburgo, o Grupo Caminhos do Sertão guia o público numa caminhada rural na companhia de muitos personagens de Guimarães Rosa. Segundo José Maria, a atividade do grupo popularizou a obra do escritor na sua cidade natal. “Os contadores de estórias contribuem para a cidade se orgulhar do Guimarães e dos contadores”, diz.

É exatamente essa experiência que José Maria vem compartilhar com a cidade de Quixeramobim. Ele avalia que, assim como foi feito em Cordisburgo com a memória de Guimarães Rosa, um trabalho de conscientização sobre o personagem de Antônio Conselheiro e sua importância na história do Brasil deve ser intensificado na cidade cearense. “As pessoas daí precisam saber que pessoas distantes admiram este grande personagem. E fazer este trabalho (de conscientização) a partir das escolas. Nós, de Cordisburgo, podemos passar a nossa experiência com este tipo de trabalho. E nossa experiência é como contadores de estórias”, sugere.

3 comentários:

  1. Olá! te encontrei entre meus amigos e já tô te seguindo! Também adoro contar causo!!rsrs...por isso serei tua seguidora! Adorei teu blog! A tempos estou procurando um mineiro que queira ler uma de minhas histórias em meu blog. é que é de um mineirim que fala sobre um vampiro. Gostaria de saber se está a contento dos mineiros! Caso você queira ler, gostaria muito de saber sua opinião: http://mergalon.blogspot.com/2010/05/lord-caspel-barye.html
    Caso queira ler, vou adorar!
    Abraços
    Sua nova seguidora
    Lhú Weiss

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estupendo blog, ya lo iré siguiendo. Abraços. Borgo.

    ResponderExcluir